Desenvolvendo a sua Própria Visão sobre o Budismo

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Existem muitas escolas do Budismo, por exemplo, o Zen, que é uma escola que prioriza e centraliza a meditação.
O Zen nasceu da ideia de que o que importa é a meditação, não a teoria do Budismo.
Quem trouce esse tipo de pensamento foi Bodhidharma, que era contra o intelectualismo budista de sua época, tirando as pessoas da teoria e levando a prática.

 


O Zen surgiu com essa ideia, que veio de uma pessoa, o Bodhidharma, mas esse era seu ponto de vista.
Os Zen budistas adotam essa ideia, que não surgiu deles mesmos, mas sim de Bodhidharma, então muita gente absorve e compra essa ideia, que inclusive criticam muitas vezes quem estuda os ensinamentos, e o reverendo Genshô já sofreu isso.
A ideia de dar importância a meditação e a atenção plena veio de uma pessoa externa, sob condições de uma época passada.
A ideia que fez surgir o Zen, que é dar importância total a meditação, mas não ao conhecimento teórico, veio de uma pessoa que viveu em condições históricas de sua época.

 


Os Zen budistas compram a ideia de Bodhidharma, que é algo externo, diferente do interno, que é desenvolver a própria visão e ter uma ideia própria do que é bom para o Budismo, para o Zen e para si mesmo.
Quando a ideia vem de si mesmo, é a própria sabedoria, mas ela precisa de bases de conhecimento.
O Zen foi uma solução contra o intelectualismo exagerado da época, mas que formou outro exagero, talvez, que é só se importar com a meditação, quando na verdade tudo é importante, a teoria e a prática.
Compramos a ideia de Bodhidharma sem conhecer direito o Budismo, suas necessidades e visões atuais.
Precisamos de estudo e sabedoria, ai sim desenvolver as própria ideias.
Estamos falando aqui do desenvolvimento da sabedoria e das própria ideias, que é uma visão e uma filosofia.
Compramos muitas vezes a ideia de Bodhidharma sem conhecer direito o Budismo, o Zen e o contesto da história.
Não estou indo contra a ideia de Bodhidharma, mas sim aproveitando a ideia dele, da forma como fez sua doutrina e filosofia, para refletirmos e podemos construir nossas próprias ideias e visão de mundo.
Não estou falando que Bodhidharma errou, de jeito nenhum, mas sua filosofia surgiu sobre um contexto histórico onde nas universidades budistas só se estudava a teoria e não se praticava a meditação.

 


A radicalidade de só intelectualismo foi construída também de uma ideia radial, que só importa a meditação.
O reverendo Genshô diz que muitas pessoas progridem no Zen, mas outras não, e que isso é fruto de karmas passados.
A iluminação também é merecimento, então além de praticar meditação é importante também praticar as boas ações, fazer o bem, pois assim podemos progredir melhor no Zen, ou seja na meditação.
A meditação sentada do Zen Budismo, é a principal prática, e ela se faz sentado em cima de uma almofadinha chamada Zafu.

 


Tenho uma amiga que é do Zen Budismo, que se chama Adriana, ela disse uma vez uma coisa muito engraçada, que é que os praticantes de sua religião deveriam tirar o traseiro do Zafu e partir para a ação. Isso é a filosofia dela, que ela desenvolveu observando.

 


É disse que estou falando, de termos nossas ideias próprias, mas sempre com base no conhecimento e na verdade.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

 

Alguns Destaques: